Digite o que você gostaria de saber!

sábado, 31 de julho de 2010

Artigo publicado no dia 31/07/2010 no Jornal A Cidade de Votuporanga!

O medo do novo surge em Votuporanga.
(Nova Rua Amazonas)



Minha vida sempre teve um ritmo acelerado, mudanças constantes em todos os aspectos e por mais que eu já estivesse passado por aquela situação sempre me deparava com a ansiedade do que poderia acontecer.
Hoje com o passar do tempo, apesar de ainda precisar melhorar, vejo as coisas por outro ângulo. O medo do novo gera um desconforto quando não sabemos o que pode acontecer ou simplesmente teremos que mudar o nosso ritmo de vida atual em decorrência das mudanças.
Vejamos como funciona o processo de mudança de acordo com alguns estudiosos: O ser humano tem uma tendência em construir uma área em sua mente que com o passar do tempo se torna intacta, não sofrendo alterações conforme as mudanças vêm acontecendo, para essa área damos o nome de Zona de Conforto.
Quando entramos nesse estágio a probabilidade de aceitarmos uma nova tarefa com facilidade se torna quase impossível, pois nosso cérebro nos diz: porque vai mexer no que está perfeito? Vai mudar o teu ritmo e você está tão acostumado a ele? Isso acaba se tornando um incomodo, mesmo que tenhamos provas claras que isso nos trará algum beneficio.
E aí após esse sentimento, se caso a insistência continuar, ele vai atrás de reforço e chama um mecanismo denominado Resistência ao novo.
Para driblar toda essa situação se faz necessário pensar em como o Mundo está evoluindo rapidamente, a velocidade no qual as informações circulam nos veículos de comunicação. Hoje quando acontece algo do outro lado do mundo, em questão de minutos entramos na internet e temos todas as informações do ocorrido. É isso que faz a diferença hoje quando se trata de pensarmos em mudanças. “A velocidade no qual colocamos as coisas em prática faz a diferença no resultado inicial e final do projeto”
Pensando nisso, resolvi dar um apoio a mais às mudanças que está acontecendo na nossa principal rua do comércio, RUA AMAZONAS.

Como comentado em outros artigos, conheço várias cidades do Brasil e sempre tive a oportunidade de conhecer os seus grandes centros. Nessas andanças percebo o quanto é importante os consumidores e clientes terem a liberdade de escolher o que querem, onde querem a vontade, com espaço para circular. Em Curitiba, por exemplo, existe um calçadão lindo, bem iluminado e muito mais do isso, movimentado até no período da noite, pois fiquei hospedado em um hotel com vista privilegiada para ele.
Só que para isso causa um desconforto no início para que as mudanças aconteçam tudo no seu tempo. Temos que acompanhar as mudanças também e deixar de sermos resistentes as tecnologias, elas estão aí para ajudar a conquistar novos clientes e fazer o teu negócio se sobressair perante o do teu concorrente.
Quem sair na frente poderá fazer um trabalho melhor, então não fique esperando as coisas acontecerem para efetuar as mudanças necessárias em sua vida ou no seu negócio para acompanhar as novidades que está por vir.
Algumas empresas que fabricavam Máquinas de Escrever deixaram de existir acreditando que o computador não seria um concorrente a altura, dessas empresas apenas a IBM está firme no mercado até hoje, pois aceitou as mudanças que os consumidores foram impondo ao mercado.
Tem um ditado do Interior que diz assim: “Boi lerdo bebe água suja”. Então comece agora tomar cuidado com a saúde do teu estabelecimento, pois sem água ninguém vive, mas pode trocar a fonte.
Abraços e até a próxima: Acesse o meu blog e deixe sugestões de temas para os próximos artigos e comentários sobre os artigos publicados também, será um prazer poder melhorar sempre em prol de vocês leitores:
Sucessocomgilbertocarvalho@blogspot.com
Gilberto Carvalho – PALESTRANTE, GERENTE e PROFESSOR da Escola CEBRAC VOTUPORANGA. Formado em Marketing e Pós Graduado em Gestão Empresarial com especialização em Mercado de Varejo pela FIA-USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário